[Resenha]: Hamlet - William Shakespeare

Hamlet, de William Shakespeare, é uma obra clássica permanentemente atual pela força com que trata de problemas fundamentais da condição humana. A obsessão de uma vingança onde a dúvida e o desespero concentrados nos monólogos do príncipe Hamlet adquirem uma impressionante dimensão trágica. Nesta versão, Millôr Fernandes, crítico contumaz dos “eruditos” e das “eruditices” que – nas traduções – acabam por comprometer o sentido dramático e poético de Shakespeare, demonstra como o “Bardo” pode ser lido em português com a poderosa dramaticidade do texto original. Aqui, Millôr resgata o prazer de ler Shakespeare, o maior dramaturgo da literatura universal, em uma das suas obras mais famosas.



Oi gente, tudo bom com vocês?? Comigo ta tudo ótimo! A resenha que trago dessa vez é de mais um livro que estava na minha meta dos 50 livros, Hamlet do nosso queridíssimo William Shakespeare. Olha, foi meu primeiro contato com o autor e posso dizer que ele é realmente a fera que todo mundo diz que ele é.

A história de Hamlet é bem trágica. A história é contada em peça, se passa na dinamarca, e começa quando uns guardas avistam um fantasma, mas não é qualquer fantasma e sim o do falecido rei Hamlet. Eles ficam boquiabertos e com medo, mas mesmo assim decidem falar ao príncipe Hamlet que viram a figura de seu falecido pai.

Ao saber disso Hamlet fica em êxtase e decide ir se encontrar com a figura fantasmagórica do pai para ver o que ele tem a lhe dizer. Ao encontrar o fantasma, este lhe conta tudo sobre sua morte. O rei Hamlet foi envenenado por seu irmão enquanto dormia, e este logo depois de sua morte se casou com a Rainha.

Hamlet fica possesso e promete se vingar do tio, pede ajuda para seu fiel serviçal Horácio para executar seu plano. A partir daí o príncipe começa a fingir uma loucura no qual todos ficam admirados e tentando entender. Hamlet organiza uma peça com atores na qual vai mostrar ao Rei o que ele fez com seu falecido pai.

Quando vê o que o sobrinho lhe aprontou o rei fica indignado e decide manda-lo para a Inglaterra para se livrar do problema. Hamlet conversa com sua mãe demonstrando sua loucura e num lapso acaba matando um dos serviçais do rei que estava a espreita. A mãe fica triste e desesperada pelo estado do filho e concorda que ele precisa ir embora da Dinamarca.

Hamlet á caminho da Inglaterra vive uma grande aventura e decide voltar para casa, mas quando ele volta o reino esta de cabeça para baixo. O que será que aconteceu?? Não vou dar mais detalhes. Só dei esse gostinho para interessar vocês. Boa leitura!

Deixe sua opinião

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!