O Estranho Mundo de Tim Burton



Timothy William Burton, "Tim Burton" nasceu dia 25 de agosto de 1958 em Burbank, Califórnia. Seus tempos de criança foram vivenciados no universo da fantasia e da auto-reflexão, de uma forma bem particular. Não se adaptando muito bem ao cotidiano familiar e escolar, ele se perdia nas páginas das obras arrepiantes de Edgar Allan Poe e nas imagens aterrorizantes dos filmes de horror de segunda categoria.
 Esta experiência cultural prematura marcou sua produção cinematográfica, permeada por temas lúgubres e uma atmosfera sombria. Seu protagonista preferido é Johnny Depp, que parece se sintonizar perfeitamente com a mente atípica de Burton. 




Sua infância lhe valeu também quando decidiu homenagear as produções B de terror com o já clássico Ed Wood, que retrata a vida e a carreira de um dos principais diretores deste gênero. Não contente com isso, ele convidou dois grandes ícones dos filmes de horror, Vincent Price e Christopher Lee, para participar de suas produções.

Ao concluir o colégio, Tim conquistou uma bolsa de estudos concedida pelos estúdios da Disney, que lhe permitiu cursar o Instituto das Artes da Califórnia, na cidade de Valencia, na Califórnia. Depois de concluir o curso de Animação, passou a trabalhar para a Disney na função de aprendiz de animador. Aí ele elaborou seu primeiro curta-metragem, Vincent, baseado na vida de seu intérprete dileto, Vincent Price.
Depois o cineasta partiu para a realização de seu segundo curta, Frankenweenie, que narra as aventuras de um garoto que consegue milagrosamente reviver seu cãozinho. Nesta época ele teve a liberdade e os recursos necessários para produzir o poema e as imagens que inspirariam algum tempo depois O Estranho Mundo de Jack, pois a Disney lhe concedia a oportunidade também de conceber suas próprias criações.
O diretor aliou, três anos depois, sua inclinação para o terror com sua veia cômica, criando o sucesso de público Os Fantasmas se Divertem. A partir daí seu nome despontou cada vez mais no cenário da fama, com produções como Batman, de 1989, que depois teria sequência em Batman – O Retorno, em 1992.



Burton resolveu então concretizar antigos projetos, como o inesquecível Edward Mãos de Tesoura, o primeiro de uma série de obras protagonizadas por Johnny Depp. Depois de lançar alguns longa-metragens de pouca lucratividade, como Marte Ataca! e Planeta dos Macacos, Tim reergueu sua carreira com A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. Seguiram o mesmo caminho do sucesso Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, a animação A Noiva Cadáver e a refilmagem do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Edward Mãos de Tesoura


A Noiva Cadáver


A Fantástica Fábrica de Chocolate

Um de seus filmes mais recentes, o inusitado musical Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, êxito de crítica, ganhou o Oscar 2008 na categoria Direção de Arte. Sua mais nova produção é uma releitura bem pessoal do universo mágico de Alice no País das Maravilhas, produzido pelos estúdios Disney e protagonizado por Johnny Depp, por sua ex-mulher Helena Bonham Carter e pela intérprete Anne Hathaway, de O Diabo Veste Prada.
Seu casamento com Helena Bonham Carter lhe rendeu dois filhos, Billy e a garotinha Nell. Atualmente eles estão separados. 

Alice No País das Maravilhas



Alguns filmes de Tim Burton:

 Os Fantasmas Se Divertem - 1988

O Estranho Mundo de Jack - 1993

Marte Ataca - 1996

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Lançamento em setembro de 2016

entre outros.
Espero que tenham gostado e até a próxima. 








 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!